Fale com clientes e stakeholders
Fale com clientes e stakeholders
Comece a fazer perguntas melhores e inclua seus clientes no processo.
A fim de projetar as coisas certas, é preciso fazer as perguntas certas às pessoas certas. Parece simples, não é mesmo? E, ainda assim, a indústria jurídica muitas vezes se afasta de fazer exatamente isso. Por quê? Para a maioria dos advogados, a ideia de convidar os clientes para fazer-lhes perguntas parece contraintuitiva. Os advogados estão acostumados a desempenhar o papel de “fornecedores de soluções” ou “provedores de respostas”. Dúvidas se instalam: “O que meu cliente vai pensar se eu agora pedir a opinião dele?” A resposta é: eles ficarão gratos. Seus clientes se sentirão gratos, ouvidos e, na maioria das vezes, animados para cocriar soluções que ajudarão ativamente seus negócios e suas operações. Tantas vezes ouvimos nossos clientes de departamentos jurídicos pedirem que seus escritórios de advocacia pegassem o telefone e falassem com eles, perguntando quais são: seus desafios diários; seus indicadores de desempenho (KPIs) este ano; seus objetivos e suas prioridades globais para que possam fazer melhor uso do tempo e do dinheiro de todos. O trabalho com os clientes também promove relações mais fortes entre todos os envolvidos, levando a relações comerciais duradouras.
Incluir clientes, stakeholders e usuários finais desde o início e fazer perguntas a eles é um dos passos mais importantes para alcançar a centralidade no cliente. Sem a contribuição dos clientes e stakeholders, as direções e decisões de inovação que você tomar serão baseadas em suposições, em oposição às provas em primeira mão, o que pode levá-lo a desenvolver soluções que não são realmente desejadas ou úteis. Assim, à medida que você continua sua jornada em direção à prática de legal design, fique confortável em abordar seus clientes, stakeholders e usuários finais e envolvê-los na criação de novas soluções.
Lembre-se:
Se usar de alguma maneira nosso texto ou parte dele, você deve citar como fonte
The Legal Design Book e nós, as autoras, Meera Klemola e Astrid Kohlmeier.
—
Tradução por Isabela Godoy
Uma nova perspectiva sobre as profissões jurídicas
The Legal Design Book é o principal guia para profissionais buscando entender o tema e utilizar legal design no seu dia a dia. Explicamos o que é legal design, por que ele é importante e como você pode usá-lo na prática.
Interested in a Portuguese version of The Legal Design Book?
Please take our survey here.